Mestrado: Ensino de Astronomia através de uma sequência didática: observe as estrelas e aprenda com elas

Data

Horário de início

14:00

Local

Transmissão online


Defesa de dissertação de mestrado
Aluno: Marli da Annunciação
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: “Ensino de Astronomia através de uma sequência didática: observe as estrelas e aprenda com elas”

Comissão Julgadora:
Profa. Dra. Elysandra Figueredo Cypriano – MPEA-IAG/USP – por videoconferência
Profa. Dra. Laura Paulucci Marinho – UFABC – por videoconferência
Prof. Dr. César Henrique Siqueira Mello Junior – por videoconferência
 
 
Resumo:
O presente projeto teve como objetivo desenvolver um curso extracurricular de Astrofísica Estelar e ministrá-lo para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola EEFMT Profa. Maria Theodora Pedreira de Freitas da Fundação Instituto de Educação de Barueri – FIEB e que apresentavam interesse na disciplina de Ciências, avaliando os conhecimentos prévios desses estudantes com uma avaliação diagnóstica inicial. A execução deste projeto foi realizada através da elaboração e aplicação do curso seguido de uma avaliação diagnóstica final, que permitisse a análise do desenvolvimento dos alunos perante os conteúdos trabalhados ao longo da sequência didática proposta. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do curso foi a proposta de uma sequência didática, abrangendo os conteúdos da Astrofísica Estelar e outros conteúdos importantes que não são abordados nas aulas regulares de Ciências tendo como foco principal oferecer aos alunos a oportunidade de desenvolver e despertar o interesse no estudo das Ciências Como produto final deste mestrado foi elaborado uma Sequência Didática (SD) denominada “Observe as estrelas e aprenda com elas”, cujos conteúdos de Astronomia foram selecionados e aplicados com apoio de materiais externos (slide e questionários avaliativos). O curso foi ministrado durante um período de 06 semanas com 02 aulas semanais de 90 minutos. A metodologia empregada na análise dos dados consistiu na interpretação dos questionários diagnósticos aplicados durante o curso, através da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos apresentaram indícios de aprendizagem significativa com evolução conceitual dos estudantes e crescimento do interesse na área de Astronomia. 
Palavras chaves: Astrofísica Estelar, Astronomia, Evolução Estelar, Estrelas, Sequência Didática, Ciências, Ensino Fundamental II.