Mestrado: Estudo do impacto do material particulado inalável fino e do "black carbon", na incidência de doenças do aparelho respiratório e cardiovascular na Região Metropolitana de São Paulo

Auditório ADM-210 (com transmissão online)

Aluno: Janne Chu
Programa: Meteorologia
Título: Estudo do impacto do material particulado inalável fino e do "black carbon", na incidência de doenças do aparelho respiratório e cardiovascular na Região Metropolitana de São Paulo
Orientador: Profa. Dra. Maria de Fatima Andrade

Comissão Julgadora:
1- Profa. Dra. Maria de Fatima Andrade - IAG/USP
2- Prof. Dr. Pedro Jose Perez Martinez – Unicamp – por videoconferência
3- Profa. Dra. Leila Droprinchinski Martins - UFPr - por videoconferência

Este trabalho teve como objetivo estimar a associação existente entre as variações diárias da concentração do Material Particulado Inalável Fino (MP2.5) e Black Carbon (BC) e os totais diários de óbitos por doenças do aparelho respiratório e cardiovascular na Região Metropolitana de São Paulo. Para atingir esse objetivo, foi utilizado o Modelo Aditivo Generalizado semiparamétrico para apreender melhor os efeitos não lineares de variáveis não paramétricas, via ajuste de funções suavizadas da variável resposta pelas variáveis explicativas, sendo a variável resposta os óbitos e as explicativas as variáveis ambientais. Os modelos aditivos generalizados (MAG) foram utilizados considerando como pressuposto que as distribuições das contagens de óbitos seguem uma distribuição de Poisson com covariáveis como temperatura, umidade  relativa, concentração de poluentes, selecionadas em passos anteriores de tempo e para cada desfecho. Essas associações foram estudadas em duas bases de dados de concentração de MP2.5 e BC obtidas em dois sítios urbanos da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), uma megacidade com cerca de 21 milhões de habitantes. A primeira base de dados considerada consistiu de medições de MP2.5 e BC realizadas de 15 de junho de 2007 a 16 de agosto de 2008 na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, situada na Avenida Dr. Arnaldo (23.55º S, 46.67º O), no escopo do projeto “Monitoramento de MP2.5 e O3 nas Regiões Metropolitanas de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife” (Prj 508-001 do Ministério da Saúde). A segunda base de dados foi obtida no experimento realizado de 10 de outubro de 2014 a 3 de dezembro de 2015 no terraço técnico do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, campus Butantã (23.33º S e 46.44º W). Os dados de mortalidade foram obtidos junto à plataforma de Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) do Ministério da Saúde através do sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Sistema Público de Saúde e os privados conveniados, saúde complementar, ao SUS com as análises realizadas por faixas etárias, crianças (0 a 14 anos), adultos (14 a 65 anos) e idosos (acima de 65 anos). Os resultados mostraram que para as populações de idosos e crianças, a concentração de Material Particulado Fino apresentou maior risco de óbitos por doenças no aparelho respiratório do que o BC, ocorrendo com maior intensidade nos primeiros dias após a exposição ao MP. Já para os adultos, esta relação é diferente, o BC mostrou-se mais nocivo à saúde do que o MP2.5, com 14% de aumento em seus óbitos. Doenças cardiovasculares afetaram mais os idosos do que adultos, após o primeiro dia de exposição ao MP2.5. Houve diferenças nos resultados em função dos períodos estudados, mostrando que há necessidade de desenvolvimento de modelos específicos para cada região/período. E ainda o BC mostrou ser uma variável importante na análise do impacto à saúde por doenças respiratórias.
Palavras-chave em português: Poluição, Black Carbon, Material Particulado