Mestrado: Simulações GRMHD de binárias de raio X no estado duro

Transmissão online (https://www.youtube.com/IAGUSPvideos/live)

Aluno: Pedro Naethe Motta
Programa: Astronomia
Título: “Simulações GRMHD de binárias de raio X no estado duro”
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Nemmen - IAG/USP

Comissão Julgadora:
Presidente da banca: Prof. Dr. Rodrigo Nemmen da Silva - IAG/USP - por videoconferência
Banca examinadora:
  1. Prof. Dr. Reinaldo Santos de Lima – IAG/USP – por videoconferência
  2. Prof. Dr. Adam Ingram – Newcastle University – por videoconferência
  3. Prof. Dr. Alexander Tchekovskoy – Northwestern University – por videoconferência

Resumo: As binárias de buracos negros em raios-X (BH XrBs) são laboratórios astrofísicos essenciais para investigar a interação entre discos de acreção. Esses sistemas, compostos por um buraco negro e uma estrela companheira, exibem uma variedade de estados espectrais, oferecendo uma oportunidade única para estudar a dinâmica dos processos de acreção em escalas de tempo mais curtas. Neste trabalho, abordamos o desafio de capturar os processos radiativos que ocorrem no plasma, através da implementação de uma prescrição de radiação de baixo custo computacional no código acelerado por GPU \code{H-AMR}. Nossa abordagem incorpora uma solução radiativa autoconsistente que leva em conta o bremsstrahlung, a radiação síncrotron, a radiação sincrotron comptonizada e as colisões de coulomb. Por meio de diversos testes, validamos a funcionalidade de nossa metodologia. A nossa implementação fornece uma ferramenta de baixo custo para reproduzir os efeitos radiativos, possibilitando investigar as propriedades e a dinâmica dos discos de acreção em BH XrBs, avançando assim nossa compreensão desses sistemas astrofísicos.

Palavras-chave: Simulações Númericas, Física de Buracos Negros, Discos de Acreção, GRMHD, Astrofísicas de altas energias