Mestrado: Perfilagem magnética para determinação da profundidade de fundações armadas em torres de telecomunicação: ensaios de campo e inversão de dados

Transmissão online

Aluno: Matheus Carlos de Souza Santos
Programa: Geofísica
Título: “Perfilagem magnética para determinação da profundidade de fundações armadas em torres de telecomunicação: ensaios de campo e inversão de dados”

Comissão Julgadora:
Prof. Dr. Carlos Alberto Mendonça - IAG/USP - por videoconferência
Prof. Dr. Paulo Scarano Hemsi - ITA - por videoconferência
Prof. Dr. Saulo Pomponet Oliveira - UFPR - por videoconferência

Resumo:
Informações técnicas sobre fundações profundas de torres de telecomunicação podem estar indisponíveis ou incompletas por perda do projeto original da fundação ou por informações pouco confiáveis da documentação de construção. Esse problema é relevante dado que torres de telecomunicação comumente são sujeitas à demanda de novas cargas por expansão das redes. Avaliações não destrutivas por métodos geofísicos foram realizadas para determinar a profundidade da base de fundações profundas, um parâmetro chave para calcular-se suas capacidade de carga suportada. O método é realizado pela descida de um sensor de perfilagem magnética em um furo situado próximo à estrutura desconhecida, medindo assim o campo magnético ao longo do furo. Nós apresentamos um conjunto de aplicações numéricas e de campo que mostram que não há um atributo característico no campo observado que possa ser utilizado para determinar a profundidade da fundação de forma incontestável. Verificamos que a maior parte do campo medido ao longo do furo (especialmente próximo à superfície) é perturbado por instalações em superfície, e desenvolvemos um procedimento de inversão impondo um maior peso ao ajuste das medidas profundas. A eficácia da técnica é ilustrada por ensaios de campo em diferentes ambientes geológicos, com os resultados comparados ao "as-built" (documentação de construção) das fundações e/ou a avaliações com métodos alternativos. Nós mostramos que ambiguidades relacionadas a inomogeneidades profundas podem levar a profundidades subestimadas, o que demanda uma análise conjunta com métodos alternativos para melhor caracterizar a estrutura. A proximidade do furo à fundação pode reduzir tais ambiguidades e aprimorar o método.
Palavras-chave: perfilagem magnética, fundações profundas, profundidade de fundações, avaliação não destrutiva, método de inversão