Mestrado: Revelando sistemas planetários em gêmeas solares com velocidade radial de alta precisão

Auditório ADM-210 – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

Aluno: Thiago Ferreira dos Santos
Programa: Astronomia
Título: “Revelando sistemas planetários em gêmeas solares com velocidade radial de alta precisão”
Orientador: Prof. Dr. Jorge Luis Melendez Moreno - IAG/USP

Comissão Julgadora:
Presidente da banca: Prof. Dr. Jorge Luis Melendez Moreno - IAG/USP
Banca examinadora:
  1. Prof. Dr. Sylvio Ferraz de Mello – IAG/USP
  2. Profa. Dra. Adriana Benetti Marques Valio - Universidade Mackenzie
  3. Prof. Dr. Luan Ghezzi Ferreira Pinho – UFRJ

Resumo:
A busca por exoplanetas testemunhou um aumento drástico nos últimos anos com o surgimento de novos instrumentos e técnicas precisas de análise de dados. Observações recentes mostram que planetas gigantes frios tendem a se formar preferencialmente ao redor de estrelas com metalicidade solar, enquanto planetas potencialmente habitáveis de baixa massa podem ser comuns ao redor de estrelas que hospedam planetas gigantes frios semelhantes a Júpiter. Neste estudo, apresentamos a detecção de sistemas exoplanetários utilizando dados de velocidade radial de alta precisão do espectrógrafo ESO/HARPS, focando em estrelas gêmeas solares como parte do programa Solar Twin Planet Search. De modo geral, examinamos correlações entre as velocidades radiais e indicadores de atividade magnética estelar, além de modulações temporais, para identificar potenciais sinais exoplanetários nos dados. Em seguida, empregamos modelos Keplerianos e regressão por processos gaussianos quasi-periódicos em alguns casos para determinar as características físicas e orbitais dos candidatos encontrados. Os resultados apresentados aqui fornecem informações valiosas sobre a formação e evolução de sistemas planetários ao redor de estrelas gêmeas solares, destacando fenômenos de engolimento planetário e a presença de companheiros externos não observados que podem explicar a evolução dinâmica de exoplanetas interiores, principalmente do tipo gigante de gelo. Identificamos vários análogos de Júpiter e de Neptuno, estabelecendo uma base com um catálogo de alvos a serem observados pela próxima geração de telescópios terrestres e espaciais em busca de exoplanetas análogos à Terra.

Palavras-chave: sistemas planetários, estrelas: gêmeas solares, técnicas: velocidades radiais