Mestrado: Uma proposta alternativa para um Currículo Itinerante de Física no ensino de Astronomia nas Escolas do Programa Ensino Integral

Transmissão online

Aluno: Denise Avila Montini
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: “Uma proposta alternativa para um Currículo Itinerante de Física no ensino de Astronomia nas Escolas do Programa Ensino Integral”

Comissão Julgadora:
1- Prof. Dr. Enos Picazzio – MPEA-IAG/USP– por videoconferência
2- Prof. Dr. Mikiya Muramatsu – IF/USP– por videoconferência
3- Prof. Dr. Cesar Henrique Siqueira Mello Júnior – Colégio Divino Salvador/Jundiaí - por videoconferência

Resumo:
A proposta desta dissertação está pautada no estudo da Astronomia como suporte aos conceitos do ensino de Física durante o curso do Ensino Médio dentro da Escola da Rede Pública do Estado de São Paulo com o Programa Ensino Integral, através dos roteiros itinerantes das aulas da Prática de Ciências e da Base Nacional Comum. Através de elementos, dados históricos e com a evolução do pensamento científico, pretende-se que o aluno tenha clareza de como eram os modelos científicos em diversas épocas da história e como podemos fazer as relações com o seu cotidiano no âmbito das Ciências Naturais, com ajuda da Astronomia na disciplina de Física. Por meio de observações, juntamente com as aulas dinâmicas, os produtos desta dissertação focam nas seguintes temáticas: movimento cíclico do Sol, identificação de constelações no céu, lei do Inverso do quadrado da distância e espectroscopia. Os alunos apresentam uma maturidade nas proficiências do estudo da Astronomia em cada ano do Ensino Médio, corroborando assim para melhor fixar conteúdo, essa proposta usa-se de aulas diferenciadas que possam ser replicadas na rede pública estadual de ensino através dos produtos finais: observações ao ar livre ou através de software (Stellarium); comparação das intensidades luminosas em diferentes distâncias e comparadas com os sensores de LDR de um Arduíno; visualização da radiação dos espectros eletromagnéticos de emissão e absorção dos elementos químicos.
Palavras-chave: Constelações. Espectroscopia. Inverso do quadrado, Programa Ensino Integral, Movimento cíclico.