O pouso do “CURIOSITY” em Marte

Auditório IAG, bloco G (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

O pouso do “CURIOSITY” em Marte

Ivair Gontijo

Jet Propulsion Laboratory
California Institute of Technology

Por mais de 2 mil anos a humanidade tem estudado o planeta Marte e grandes avanços foram feitos nas últimas décadas, com satélites terrestres em órbita Marciana e veículos robotizados na superfície.  Agora já sabemos que Marte teve oceanos no passado, mas por alguma razão a água sumiu!  No dia 6 de Agosto de 2012 o projeto MSL (Mars Science Laboratory) da NASA fez um pouso dramático, colocando na superfície de Marte o veículo Curiosity de 900 kg,carregado de instumentos para estudar o planeta. As várias missões para Marte, idealizadas e construídas no Jet Propulsion Laboratory da NASA em Los  Angeles, e os detalhes  da construção e lançamento do veículo Curiosity serão abordados neste seminário. Além disso, a construção dos componentes mais críticos do radar que controlou os últimos 7minutos da descida em Marte foi liderada pelo palestrante, que descreverá sua participação no projeto.