Por dentro da Geofísica: Os tremores de Terra do cotidiano: como usar o ruído sísmico ambiental para gerar imagens da subsuperfície

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

A palestra será apresentada pela Prof. Dra. Susanne Maciel (UnB) - obs.: palestrante remota.

Resumo: Nesta palestra exploraremos as técnicas de imageamento sísmico ambiental para geofísica rasa. O ruído sísmico ambiental, gerado por fontes naturais e humanas, é uma fonte valiosa de informações para mapear a subsuperfície da Terra. Descobriremos como os "tremores de terra" do cotidiano, como o tráfego de veículos e as ondas oceânicas, podem ser transformados em ferramentas poderosas para criar imagens de camadas geológicas, aquíferos e estruturas subterrâneas.
Ao longo da palestra, abordaremos os princípios básicos do imageamento sísmico ambiental, os métodos de aquisição de dados e as tecnologias avançadas de processamento. Vamos conhecer alguns estudos de caso e exemplos práticos de como essa abordagem tem sido aplicada em diversas áreas, desde a exploração de recursos naturais até a avaliação de riscos geotécnicos e a proteção do meio ambiente.

Sobre a palestrante: Susanne Maciel é professora da Universidade de Brasília, onde trabalha com análise do sinal sísmico, como colaboradora do Observatório Sismológico da UnB. Orienta no Programa de Pós Graduação em Geociências Aplicadas e Geodinâmica, e atualmente é Secretária de Relações Acadêmicas da Sociedade Brasileira de Geofísica.

Transmissão: https://www.youtube.com/@PorDentroDaGeofisica

– O “Por dentro da geofísica” é um evento voltado para alunos de graduação e pós-graduação da área de Ciências Exatas e da Terra. São palestras semanais curtas, realizadas todas as terças-feiras, ao meio-dia.