Por dentro da Geofísica: Investigação geofísica na Cratera de Colônia, cidade de São Paulo

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

A palestra será apresentada pelo Prof. Dr. Renato Luiz Prado (IAG/USP).

Resumo: Os objetivos desta palestra são apresentar resultados de investigações geofísicas realizadas na cratera de Colônia, cidade de São Paulo, e relatar sucintamente aspectos do Parque Natural Municipal Cratera de Colônia e sua importância como patrimônio natural e científico da cidade de São Paulo.

Sobre o palestrante: Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo-USP (1981), mestrado em Geofísica pela USP, doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, pós-doutorado na Universidade Tecnológica de Delft, Holanda. Foi pesquisador do Laboratório de Geofísica Aplicada do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo-IPT e é docente do IAG-USP desde 2001. Áreas de interesse/pesquisa: geofísica rasa aplicada à geologia, engenharia geotécnica e meio ambiente; processamento digital de dados sísmicos e de radar de penetração no solo (GPR).

Transmissão: https://www.youtube.com/@PorDentroDaGeofisica

– O “Por dentro da geofísica” é um evento voltado para alunos de graduação e pós-graduação da área de Ciências Exatas e da Terra. São palestras semanais curtas, realizadas todas as terças-feiras, ao meio-dia.