Por dentro da Geofísica: Magnetismo Ambiental e suas aplicações em estudos de contaminação de solos

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

A palestra será apresentada pela Me. Letícia Rangel (IAG/USP).

Resumo: O magnetismo ambiental tem um importante papel no estudo das variações das propriedades magnéticas dos solos, devido à sensibilidade dos óxidos de ferro a modificações das condições ambientais. Suas aplicações incluem estudos de poluição do solo, processos biogeoquímicos em áreas contaminadas e correlação entre conteúdo de minerais magnéticos e precipitação média anual. Além disso, a degradação de matéria orgânica por bactérias ferro-redutoras, em ambientes anaeróbicos, pode produzir gases de efeito estufa (CH4 a CO2) como principais produtos através de uma série de processos biogeoquímicos. O principal objetivo desta palestra é mostrar a importância da aplicação de técnicas de magnetismo ambiental em estudos de processos envolvidos na formação e contaminação de solos.

Sobre a palestrante: Doutoranda no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). Possui mestrado em Geofísica pelo IAG-USP (2021) e graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (2019). Tem experiência na área de Geociências com ênfase em petrofísica com ressonância magnética nuclear, magnetismo de rochas, geologia estrutural e petrologia de rochas siliciclásticas. Atualmente, trabalha com métodos geoelétricos e magnetismo ambiental aplicados ao estudo de zona crítica.

Transmissão: https://www.youtube.com/@PorDentroDaGeofisica

– O “Por dentro da geofísica” é um evento voltado para alunos de graduação e pós-graduação da área de Ciências Exatas e da Terra. São palestras semanais curtas, realizadas todas as terças-feiras, ao meio-dia.