Doutorado: Ventos e feedback de buracos negros acretando a baixas taxas

Transmissão online (https://www.youtube.com/IAGUSPvideos/live)

Defesa de tese de doutorado
Aluno: Ivan Carlos de Almeida
Programa: Astronomia
Título: “Ventos e feedback de buracos negros acretando a baixas taxas”
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Nemmen da Silva – IAG/USP

Presidente da banca: Prof. Dr. Rodrigo Nemmen da Silva – IAG/USP
Banca examinadora:
  1. Profa. Dra. Zulema Abraham - IAG/USP - por videoconferência
  2. Dr. Ciriaco Goddi – pós-doutorando – IAG - por videoconferência
  3. Prof. Dr. Feng Yuan – Shanghai Astronomical Observatory - por videoconferência
  4. Prof. Dr. Alexander Tchekovskoy – Northwestern University - por videoconferência
  5. Profa. Dra. Thaisa Storchi Bergmann – UFRGS - por videoconferência

Resumo:
No centro de cada galáxia gigante, existe um buraco negro supermassivo (SMBH). Esses objetos são conhecidos por coevoluir com suas galáxias hospedeiras e impactar em sua evolução. O efeito exato dos SMBHs ativos, os chamados núcleos galácticos ativos (AGN), sobre a galáxia ainda é uma questão em aberto. Nesta tese, estudamos os AGNs no universo local --os AGNs de baixa luminosidade (LLAGNs)-- e como eles podem produzir ventos e impactar seu ambiente. Esta tese está dividida em três trabalhos principais sobre (i) a física da produção ce ventos nas pequenas escalas próximas ao SMBH; (ii) a interação dos outflows com a galáxia hospedeira; e (iii) melhorar a forma como vinculamos nossos modelos com as  observações. Eles cobrem os diferentes aspectos do mesmo fenômeno: a atividade AGN de baixa luminosidade (LLAGN) e seu \textit{feedback} através de intensos ventos. Estimamos em nosso trabalho a capacidade  desses sistemas de produzir escoamentos que ejetam uma quantidade razoável de energia das escalas de subparsec $L_{\rm wind} \sim 0.01-0.08 \dot{M}c^2$ -- em unidades físicas $\sim 10^{39-40}$erg/s. Com ventos fortes como este, estimamos que SMBHs com $M_{\rm BH} \gtrsim 10^8 \msun$ e $\dot{M} \gtrsim 10^{-3} \medd$ podem reduzir a taxa de formação estelar em mais de 10\% em $10^7$ anos de atividade. Paralelamente, também desenvolvemos o código \code{AGNNES}, uma nova forma de calcular a densidade de energia espectral de um LLAGN usando IA com um aumento de velocidade considerável.
Palavras-chave: buracos negros, discos de acreção, galáxias: ativas