Laboratório Móvel de Geofísica – LMG

O Departamento de Geofísica, através do Laboratório de Geofísica Aplicada, é responsável pela guarda, operação e manutenção dos equipamentos de geofísica e veículo que compõem o Laboratório Móvel de Geofísica (LMG).

O LMG surgiu de uma iniciativa dos grupos de pesquisas em geofísica aplicada do IAG/USP e IPT, com apoio institucional do IAG/USP e IPT, e financiamento da FAPESP/Programa Equipamentos Multiusuários (2004).

O LMG constitui um veículo 4 x4 adaptado para mobilização conjunta de equipamentos e equipe de geofísica de diferentes métodos. O objetivo é o de permitir estudos geofísicos que envolvam a integração de diferentes métodos, mesmo em áreas de difícil acesso.

Equipamentos

O acervo do LMG é composto por:

  • 1 veículo pick-up Toyota 4x4, ano 2005, cabine dupla, carroceria fechada com altura elevada em relação à cabine (fibra de vidro)
  • 4 sismógrafos digitais modulares e acessórios (que podem ser conectados em rede), modelo Geode, Geometrics
  • 300 geofones (100 verticais de 14 Hz, 100 verticais de 40 Hz, 100 horizontais de 28 Hz)
  • 1 compactador de solos (para uso como fonte geradora de ondas sísmicas empregando o método “Mini-Sosie”)
  • 1 fonte sísmica tipo rifle
  • 1 magnetômetro/gradiômetro, GSMP-40G V6
  • 1 GPS diferencial, modelo Geoexplorer XN, Trimble
  • 1 conjunto transmissor/receptor IP domínio tempo/frequência, VIP-5000/Elrec Pro Multicanal/motor gerador Robin RGV7500
  • 1 espectrômetro gama modelo GMS, GISCO

Plano de Gestão

O LMG (veículo e equipamentos) faz parte do acervo do Departamento de Geofísica do IAG/USP e sua manutenção está sob a responsabilidade do Laboratório de Geofísica Aplicada - LGA. O uso é destinado prioritariamente para as pesquisas do IAG/USP e IPT, como também para atividades didáticas do curso de bacharelado em Geofísica do IAG/USP.

O LMG pode ser requisitado por pesquisadores de outras instituições de ensino/pesquisa do Estado de São Paulo para emprego em projetos de pesquisa.

A operação do LMG é feita pelos pesquisadores e técnicos especializados do LGA, podendo eventualmente ser realizada por pesquisadores/técnicos especializados de outras instituições de pesquisa, desde que estejam habilitados para o uso do equipamento requisitado, ou sejam previamente treinados pelos técnicos do LGA. A condução do veículo, por razões legais, só poderá ser feita por motorista da USP ou técnico do LGA/IAG. Poderá ser solicitado o uso de somente alguns dos equipamentos relacionados.

Os custos operacionais são integralmente arcados pelo usuário do LMG, que se responsabiliza pela manutenção dos equipamentos e do veículo durante o período de uso.

O agendamento para uso por outras instituições de pesquisa do Estado de São Paulo deve ser solicitado pelo e-mail geofisica@iag.usp.br com antecedência mínima de 20 dias úteis em relação à data pretendida.

A solicitação deve ser feita pelo responsável pela pesquisa, acompanhada de resumo estendido do projeto de pesquisa.

A análise e aprovação da solicitação é feita pelo Comitê Gestor, composto pelo Chefe do Departamento de Geofísica do IAG/USP, Chefe da Seção de Geofísica do IPT e pesquisador responsável do LMG/LGA/IAG. Os critérios para análise/aprovação são: mérito científico, agenda pré-existente (equipamentos e técnicos para operação).