Preparativos para a visita de pesquisadores estrangeiros

Visto

Para residir legalmente no Brasil durante o período de estudos ou pesquisa, e para ser registrado nos sistemas USP, é necessário obter a modalidade correta do visto.

  • estudantes estrangeiros devem obter o Visto de Estudante (Visto Temporário IV)pesquisadores (incluindo-se pós-doutorado) e docentes atuando com bolsa ou auxílio de agências nacionais ou internacionais devem obter o Visto de Pesquisa, Ensino ou Extensão Acadêmica (Visto Temporário I);
  • pesquisadores (incluindo-se pós-doutorado) e docentes que recebem remuneração de organizações públicas ou privadas devem obter o Visto para Trabalho Remunerado (Visto Temporário V).

Sugerimos que as pessoas interessadas procurem a Embaixada ou o Consulado brasileiro em seu país de residência para assistência no processo de obtenção do visto. Informações sobre a documentação necessária e os endereços para atendimento consular devem ser consultadas no site do Ministério das Relações Exteriores.

Atenção: Não é possível alterar o tipo de visto após a chegada ao Brasil ou países de fronteira. Para alterar o tipo de visto, será necessário retornar ao país de origem.

O Visto de Visita (Turismo) pode ser utilizado por estudantes e pesquisadores estrangeiros em viagem ao Brasil para participação em conferências, seminários e reuniões de Ciência e Tecnologia, desde que sem exercer atividade remunerada (exceto diárias, ajudas de custo, cachê, pró-labore e despesas da viagem). Este visto tem validade para estadias de até 90 dias. Não é possível se matricular como estudante apresentando Visto de Visita.

A concessão de visto para cientistas e pesquisadores é regulamentada pela Resolução Normativa Nº 13 (2017). Mais informações sobre vistos devem ser consultadas no site do MRE.

Seguro de saúde

Visitantes estrangeiros, incluindo-se estudantes, somente podem fazer uso do Sistema Único de Saúde (SUS) em situações de emergência. Por esse motivo, é exigido pela USP que estudantes e quaisquer outros visitantes obtenham cobertura de saúde (seguro de viagem) anterior à chegada ao Brasil, cobrindo todo o período de permanência.

Atenção: Estudantes somente serão matriculados se apresentarem o seguro de saúde.

Habitação

A USP não oferece acomodação para visitantes estrangeiros. A CCNI/IAG pode ser consultada para orientação sobre busca por acomodação.

Para estudantes de graduação e de pós-graduação, a AUCANI/USP mantém uma lista com opções de moradias externas nas proximidades do campus. Os contratos são de responsabilidade dos visitantes e dos proprietários.

Carta de motorista

Condutores maiores de 18 anos e legalmente no Brasil podem dirigir em território brasileiro por até 180 dias, desde que possuam habilitação válida e emitida em países signatários da Convenção de Viena ou Permissão Internacional para Dirigir.

Após 180 dias de ingresso no Brasil, o condutor deverá solicitar a emissão da carteira nacional de habilitação (CNH), apresentando documento de habilitação estrangeiro dentro do período de validade. Certifique-se de da validade de sua habilitação antes de deixar seu país de origem.

Para estrangeiros vindos de países que não são signatários da Convenção de Viena, é necessário registrar habilitação estrangeira (com exame prático) ou realizar o processo de 1ª habilitação.

Sistema bancário

A moeda utilizada no Brasil é o real (BRL), com símbolo R$. Estabelecimentos brasileiros não aceitam pagamento em outras moedas, mas pagamentos em cartões de débito e de crédito são costumeiramente disponíveis. Outras opções para estadias curtas no Brasil incluem cartões pré-pagos de viagem.

Grandes bancos internacionais permitem a utilização de caixas eletrônicos selecionados no Brasil para saques. Consulte a sua instituição bancária quanto à disponibilidade e localização desses terminais. Atente-se também para as taxas que são cobradas por esse tipo de serviço. 

Estrangeiros podem abrir conta em bancos brasileiros, desde que estejam residindo no Brasil e tenham Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM, o antigo RNE) e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Agências brasileiras financiadoras de pesquisa efetuam o pagamento de bolsas diretamente em contas bancárias nacionais. As agências bancárias funcionam das 10:00 às 16:00.