Atendimento Astronômico 1º/2023 (virtual)

VAGAS ESGOTADAS PARA O 1º SEMESTRE DE 2023.

O IAG/USP anuncia a abertura de agenda do 1º semestre de 2023 para o programa de Atendimento Astronômico Virtual.

O objetivo deste programa é promover a divulgação científica da Astronomia para estudantes do Ensino Fundamental I (4ª. e 5ª. anos), Ensino Fundamental II  e do Ensino Médio. Cada Atendimento inclui uma palestra em vídeo sobre temáticas de Astronomia, seguida de uma sessão de dúvidas ao vivo, com linguagem acessível.

Os monitores que atuam neste Atendimento são alunos de graduação e de pós-graduação do Departamento de Astronomia do IAG e de outros institutos da USP, sob a coordenação do Prof. Dr. Reinaldo Santos de Lima

ATIVIDADE GRATUITA.

INSTRUÇÕES E NORMAS

• Os atendimentos ocorrem às terças ou quintas-feiras às 15h00, via canal do Youtube, e têm duração de até 2 horas. A interação (envio de perguntas se dá pelo chat do Youtube)

• A critério da escola, o atendimento poderá ser:

• na escola: desde que existam os recursos necessários para que os alunos possam acompanhar e interagir na atividade. O vídeo (transmitido pela internet) deverá ser exibido pela escola (utilizando televisores ou projetores), e um dos responsáveis deverá coletar as perguntas dos estudantes e enviá-las no chat da transmissão.

• em casa: alunos e professores, utilizando seus próprios dispositivos (celular, tablet ou computador), acessam e participam da atividade. Neste caso, todos devem possuir acesso à internet.

• A solicitação de agendamento deve ser feita pelo professor ou coordenador escolar, por meio de formulário online a partir de 01/02/2023 às 9h - https://forms.gle/mkNe818Rm8EPSv729 OBS.:  FORMULÁRIO DE CADASTRO DE INTERESSE (VAGAS ESGOTADAS)

• As turmas devem ser formadas por estudantes do Ensino Fundamental I (4º. e 5º. anos), Ensino  Fundamental II ou do Ensino Médio. Cada turma pode ter no mínimo 20 e, no máximo 50 estudantes, sendo que o limite de agendamento para o semestre, por escola, será de 2 turmas. O professor ou coordenador é responsável por indicar no formulário de inscrição o tema da palestra em conformidade com os anos atendidos (consultar listagem abaixo).

• O agendamento será realizado conforme a disponibilidade de datas, respeitando a ordem de chegada das solicitações.

• Os dados do Atendimento Astronômico Virtual (data e link) serão enviados ao professor ou coordenador responsável, que deverá transmitir a informação aos estudantes.

• Será fornecido certificado de participação somente para professores e estudantes que preencherem o formulário de avaliação oferecido ao final do atendimento. O envio dos certificados ocorrerá no início do mês seguinte ao atendimento.

• O não comparecimento sem aviso prévio acarretará na exclusão do grupo/escola em atendimentos futuros.

PALESTRAS OFERECIDAS - ENSINO FUNDAMENTAL I (4º e 5º anos)

• Observando o céu
  • Terra-Lua-Sol
  • O céu em movimento
  • O lugar da Terra no Universo

PALESTRAS OFERECIDAS - ENSINO FUNDAMENTAL II e ENSINO MÉDIO

• A origem do Universo
  • Como observar o céu
  • O Sistema Solar
  • Via Láctea e outras galáxias

Recomendamos fortemente que o professor trabalhe previamente alguns dos conceitos básicos referentes aos temas, para que os alunos possam levantar questões e estabelecer um diálogo com os monitores.

CALENDÁRIO DE VISITAS