Projeto Cecília - 1º semestre de 2022 (online)

Este programa, fundamentado na proposta de ensino não formal em ambiente escolar e nas ações de clubes de ciência no Brasil, propõe intervenções para a abordagem de conceitos de astrofísica, meteorologia e geofísica na educação básica. Neste semestre, as oficinas serão realizadas exclusivamente em formato virtual, por meio de atividades orientadas pelos monitores do Cecília na plataforma Slack.

Cronograma - 1º Semestre/2022

• Inscrições: de 01/02 (09:00) a 13/02/2022 (23:59) - horário de Brasília
  • Sorteio: 15/02/2022 - 10:00 - transmissão: https://youtu.be/5H-7ja-aJz0
  • Confirmação 1ª Chamada 15 a 20/02/2022
  • Confirmação 2ª Chamada 21 a 24/02/2022
  • Início da oficina - primeira turma: 07/03/2022
  • Vagas: 30 turmas

Atividades oferecidas

Durante o ciclo do #CecíliaEmCasa, as turmas participantes realizam desafios e experimentos simples, usando recursos que temos em nossas casas. Os grupos serão orientados por jovens cientistas, estudantes do IAG e do IF, que enviarão desafios diários para os participantes.

As atividades são propostas diariamente ao longo de duas semanas, compreendendo os seguintes temas:

• Nossa casa - O sistema solar
  • Rosa dos Ventos e o Céu do Brasil
  • Ciclo de Vida das Estrelas e Exoplanetas
  • Geomagnetismo e Bússola Caseira
  • Tectônica de Placas e Sismologia
  • Efeito Estufa, Poluição do Ar e Meio Ambiente
  • Formação de Nuvens e Previsão do Tempo
  • Espectroscopia e Grandes Telescópios
  • Apresentando a Cosmologia
  • Por que a ciência é importante?

Informações sobre as atividades: https://sites.usp.br/projetocecilia/ceciliaemcasa/

Requisitos para escolas participantes

• A escola deve integrar a rede pública de Ensino Médio e Ensino Fundamental II (somente 9º ano) em todo o Brasil.
  • A escola deve indicar uma turma de 20 a 40 estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental II ou no 1º, 2º ou 3º anos do Ensino Médio.
  • As turmas podem ser multietárias, desde que dentro desse intervalo de séries indicadas.
  • A escola deve indicar um ou dois professores/as que serão responsáveis por acompanhar todas as atividades desenvolvidas por sua turma.
  • Os/as professores/as indicados/as serão orientados pela equipe coordenadora do Projeto Cecília por meio do WhatsApp antes do início das atividades e durante toda a oficina.
  • Os professores e estudantes participantes deverão ter acesso à internet por meio de telefone celular ou computador (desktop ou notebook).
  • As atividades serão conduzidas por meio da plataforma Discord.
  • Os estudantes participantes deverão produzir um mural sobre seu aprendizado ao final do ciclo do #CecíliaEmCasa.
  • Serão emitidos certificados para os professores responsáveis e para os estudantes que cumprirem as atividades obrigatórias.

Sobre o oferecimento de vagas

• O CECÍLIA realiza no início de cada semestre um processo único para a inscrição das escolas interessadas e sorteio das vagas disponíveis. Neste semestre, serão oferecidas 30 turmas.
  • As escolas interessadas deverão se inscrever utilizando formulário digital, dentro do prazo estabelecido. Cada escola poderá realizar uma única inscrição.
  • Serão aceitas inscrições somente de escolas que atendam os requisitos informados neste regulamento.
  • O sorteio das vagas será realizado após o final da etapa de inscrições.
  • A lista de escolas sorteadas será disponibilizada após o sorteio no site do IAG.
  • Os responsáveis pelas inscrições sorteadas serão contatados pela equipe do IAG/USP, devendo confirmar sua participação conforme as instruções.
  • O contato para confirmação da vaga será feito exclusivamente pelo endereço de email informado no formulário de inscrição.