Wave structure and dynamics in a higher Rossby number regime: implications for the atmospheric Superrotation of Venus and Titan

Autor João Rafael Dias Pinto
Orientador Rosmeri Porfírio da Rocha
Tipo de programa Doutorado
Ano da defesa 2014
Palavras chave Superrotação, Dinâmica Atmosférica, Vênus, Titã, Modelagem Numérica
Departamento Ciências Atmosféricas

A circulação geral de corpos com lenta rotação - como Vênus e Titã - é caracterizada pelo fenômeno de superrotação, no qual a atmosfera como um todo possui momento angular expressivamente maior que o da superfície sólida. O número de Rossby , que caracteriza a influência da rotação sobre a circulação, é pequeno para a Terra, mas elevado para Vênus e Titã. Neste regime, é necessária a existência de um acoplamento específico de ondas que promova a geração de fluxos de momento em direção ao equador para a manutenção do escoamento zonal médio. Entretanto, ainda não é claro como tais ondas interagem entre si e com o escoamento médio. O objetivo deste estudo é o de investigar a dinâmica da superrotação atmosférica, baseado num conjunto de experimentos idealizados sob um regime de número de Rossby elevado. Os resultados mostraram que a superrotação somente emerge num planeta de lenta rotação se, simultaneamente, a inércia térmica atmosférica é aumentada e os efeitos do atrito reduzidos; a superrotação pode ser ainda obtida quando o raio planetário é reduzido. A circulação média zonal em superrotação é mantida considerando apenas a interação dinâmica de ondas de Rossby para convergir fluxo de momento na região equatorial. O ciclo de energia da circulação indicou transferência massiva de energia cinética das ondas de Rossby equatoriais para o escoamento médio em períodos curtos e esporádicos de instabilidade baroclínica. A modulação da amplitude dessas ondas sugere mecanismos não-lineares de interação onda-onda entre os modos. O regime encontrado propõe uma dinâmica mais próxima à de Titã do que a de Vênus.

Anexo t_joao_r_d_pinto_corrigida.pdf