Análise comparativa de aproximações não-hiperbólicas dos tempos de trânsito de dados sísmicos multicomponente utilizando tecnologia OBN

Autor Nelson Ricardo Coelho Flores Zuniga
Orientador Eder Cassola Molina
Tipo de programa Mestrado
Ano da defesa 2017
Palavras chave multicomponente, OBN, equações não-hiperbólicas
Departamento Geofísica
Resumo

A análise de velocidades é uma etapa fundamental para o processamento sísmico e é realizada ajustando a curva de tempos de trânsito calculada pela aproximação hiperbólica com a curva observada no registro sísmico. Entretanto, na sísmica de exploração são facilmente encontrados modelos que apresentam características que tornam um evento de tempos de trânsito não-hiperbólico, algo que é intensificado quando utilizados dados sísmicos multicomponente, os quais apresentam eventos de ondas convertidas. Outro fator importante é a utilização de tecnologia OBN que também torna o evento menos hiperbólico devido à geometria de aquisição. Dessa maneira é fundamental utilizar-se aproximações que consigam controlar essa não-hiperbolicidade para realizar a análise de velocidades.

            O estudo numérico proposto no presente trabalho focou em analisar a complexidade das funções objetivo, e sua qualidade e eficiência no ajuste de curvas dos tempos de trânsito com diferentes aproximações. Os modelos estudados, originados de perfis de poços da Bacia de Santos, apresentam diferentes características que tornam as análises propostas mais complexas. Dessa forma, as aproximações utilizadas são de igual complexidade, e pelo fato de utilizarem três parâmetros, o estudo foi tratado como um problema de inversão seguindo um critério de otimização.

            Com o conjunto de informações obtidas nos testes, foi determinado quão complexa é cada aproximação, e a qualidade e eficiência que ela apresenta para obter os resultados almejados. Sendo assim, foi possível identificar as aproximações mais indicadas para cada modelo estudado, para cada tipo de evento de reflexão e para todos os modelos de uma forma genérica.

Anexo d_nelson_r_c_f_zuniga_corrigida.pdf