Dinâmica não linear de ondas de Rossby MHD nos dínamos solar e terrestre

Autor Breno Raphaldini Ferreira da Silva
Orientador Carlos Frederico Mendonça Raupp
Tipo de programa Doutorado
Ano da defesa 2014
Departamento Geofísica
Resumo

Dois exemplos de dínamos naturais de grande importância são o dínamo solar e o dínamo terrestre. Em comum ambos campos magnéticos, do Sol e da Terra, apresentam uma complexa variação temporal em diversas escalas de tempo, incluindo reversões de polaridade do dipolo magnético. Estes campos magnéticos surgem num fluído condutor em movimento sob ação da força magnética e da força de Coriolis. Neste contexto ondas de Rossby magnetohidrodinâmicas surgem côo soluções das equações que regem estes dínamos em sua forma linearizada.

 Mostramos primeiramente que ondas de Rossby fornecem uma explicação para estrutura espaço temporal do ciclo solar comumente descrita pelo diagrama de borboleta, como o confinamento das manchas numa faixa que se estende entre -40° e 40° e latitude, a migração da atividade solar em direção ao equador e a ciclicidade na escala decadal.

No contexto do geodínamo mostramos que a troca de energia entre ondas de Rossby, com a inclusão de forçantes apropriadas e dissipação, pode reproduzir diversos aspectos do processo de reversões do campo geomagnético.

 Exploramos ainda a possibilidade de acoplamentos entre conjuntos de ondas de Rossby (clusters de ondas) com separação de escalas, produzirem fenômenos como modulações na escala secular nos ciclos solares, incluindo o Mínimo de Maunder, e as variações na freqüência das reversões do campo geomagnético, incluindo o fenômeno dos superchrons. 

Anexo t_breno_r_f_silva_original_1.pdf t_breno_r_f_silva_original_2.pdf